sábado, 9 de janeiro de 2010

Amor à camisola


O que me faz escrever o que se segue é o amor à camisola do Vitória SC. Tenho -o desde o tempo em que ia jogar às latas para os jogos do Vitória. Por essa altura estava longe de imaginar que enquanto eu me divertia a jogar às latas, estavam a decorrer jogos com alguns dos que ainda hoje são considerados os maiores símbolos do Vitória. Se perdi alguma coisa nesse tempo?

Com toda certeza posso afirmar que não.
Pelo contrário, ganhei porque hoje vivo o Vitória da forma que o vivo talvez porque gostava de ir jogar ás latas para o campo do Vitória! Já não me recordo se era com a esperança que algum olheiro me visse e me levasse para o Vitória, a esse respeito quem não se lembra do Sr. Rola percorrer os bairros à procura de talentos. Ele até me viu a dar asas à minha "qualidade futebolística", chegou até a convidar-me para ir ás captações de talentos do Vitória mas e, esta é a história da minha vida e de muitos outros, passei ao lado de uma grande carreira. Adiante, as injustiças acontecem! Onde eu quero chegar é que como não era um talento não cheguei a ter a oportunidade de jogar uma única vez com a camisola pela qual nutro um verdadeiro amor.

E esse amor à camisola é o que me leva a escrever hoje, além de compreender perfeitamente que isso do amor à camisola tem muito que se lhe diga e desconhecer se alguns dos que chutam a bola com a camisola do Vitória sentem ou não amor á camisola, não posso aceitar que ingratos continuem a vestir a camisola do Vitória.

Com isto não estou a dizer que a ambição de ganhar um salário mais rechonchudo e de jogar com uma camisola que infelizmente luta para outros objectivos que não os da direcções do Vitória, não é aceitavel e compreensível.

Estou apenas a extrapolar a ingratidão de alguns daqueles rotos que os Vitorianos se lembram e relembram quem são, que muitas vezes chegam aqui pela porta pequena e conseguem a proeza de saírem pelo cano de esgoto, como ratos.


Esta conversa podia-nos levar a outras e dizer, como é que as direcções deixam chegar as coisas a este ponto ou não tomam uma atitude firme, mas isso é outra conversa.


Finalizar este assunto do amor á camisola para dizer que os jogadores, os presidentes, os treinadores passam mas os Vitorianos ficam e o amor á camisola esse, enquanto existirem Vitorianos como eu e como tantos outros nunca vai acabar.


Vitorianismo

5 comentários:

  1. Bom texto Nuno. Mas nós cá continuamos serenos como sempre. Azar é do Porto, deve pensar que está a contratar o Geromel...
    Quanto ao Nilson, que figurinha, falaram-lhe do Benfica, quase que se babava todo. Que inocente, não deve saber que por época 100 mil jogadores aparecem na lista do benfas.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo, claro está que temos consciencia que esses como direi onzeneiros e ingratos, que falam o politicamente correcto são e o querem ser, o futebol é para mim o reflexo da nossa sociedade podre.

    Nós cá estamos e cá vamos ficar, porque essa é a nossa sina.

    ResponderEliminar
  3. o sereno deu a resposta aos criticos...

    ResponderEliminar
  4. Grande texto.
    Tambem eu jogava as latas e fodia os pés todos mas la se continuava.
    Amor a camisola? hoje em dia só nas bancadas..
    troca-se de clube muito facilmente e beija-se o símbolo com muita facilidade e cínismo..
    nós somos especiais e isso distingue-nos dos demais

    FORÇA VITORIA

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo, Concordo com alguma parte, mas infelizmente estou convicto que até nas bancadas deixamos a desejar o amor à camisola, mas enfim mudam os tempos mudam se as vontades..

    ResponderEliminar

Vitória de Guimarães SEMPRE!!!