sábado, 20 de junho de 2009

Dia Um de Portugal


O objectivo deste artigo é contribuir para o conhecimento de todos os Vimaranenses sobre o dia Um de Portugal, 24 de Junho de 1128.

Por incrível que possa parecer, passados cerca de 900 anos da histórica batalha de S Mamede em que D. Afonso Henriques deu o primeiro passo para a independência de Portugal, há ainda muitos vimaranenses que estão convictos que o feriado municipal de Guimarães é por razão da festa popular denominada S.João.

Este ano foi dado uma passo pela ACIG (Associação Comercial e Industrial de Guimarães) no sentido de embelezar as ruas de Guimarães com a que se diz bandeira da fundação de Portugal, usada no escudo de D. Afonso Henriques por altura da batalha de S.Mamede.
Além de dar um colorido diferente às ruas de Guimarães e de relembrar aos passantes da existência do cada vez mais decadente comércio tradicional de Guimarães, suscita a curiosidade dos menos atentos para este marco histórico do qual muito se orgulham os Vimaranenses, sermos o berço da nação onde tudo começou...

Lembrar que as comemorações do dia 24 de Junho vão este ano contar com a presença do Ex.mo Presidente da República Portuguesa, Professor Aníbal Cavaco Silva.

2 comentários:

  1. Provavelmente D.Afonso Henriques nunca deveria ter tido a atitude de rebelião contra a Mãe D. Teresa,a batalha de S. Mamede amputou Portugal da nossa primeira provincia, a GALIZA.

    Barnabé

    ResponderEliminar
  2. Nao percebi o teu comentario...nós vimaranenses orgulhamo-nos de o ser, mesmo comm todas as duiculdades que possamos ter..
    Guimaraes sempre

    ResponderEliminar

Vitória de Guimarães SEMPRE!!!