segunda-feira, 31 de agosto de 2009
E o último dia de inscrições trouxe...
As tão faladas transferências de última hora alimentadas pela imprensa desportiva( refiro-me a Nuno Assis e Rui Miguel) ficaram-se desta vez apenas pelo "fumo" e ainda bem, dirão a maioria dos Vitorianos.
O plantel do Vitória Sport Club ao que parece está fechado, pelo menos até Janeiro. Esperemos que seja suficiente para os objectivos traçados, que diga-se ainda não vislumbro quais serão...
Se quiser ficar a conhecer as transferências de última hora do futebol português e internacional clique aqui
sábado, 29 de agosto de 2009
Paços de Ferreira-0 Vitória-0

Destacar a excelente exibição de Tiago Targino, o melhor do Vitória.
Por outro lado, Douglas continua a desapontar os Vitorianos que depositam nele grande confiança. Sem querer estar a retirar conclusões precipitadas, penso que aquele joelho direito o tem impedido de dar o contributo que nos tem habituado, mas o tempo o dirá.
3 jogos, 2 pontos conquistados em 9 possíveis, 0 golos marcados, convenhamos é um arranque àquem do esperado....
Realçar, e enaltecer mais uma vez a massa adepta Vitoriana(cerca de 1000), incansável no apoio durante todo o jogo.
Só a Vitória interessa
Para este jogo prevê-se uma boa casa, sobretudo à conta dos Vitorianos, que não costumam perder uma oportunidade de apoiar a sua equipa.
Este ano o preço dos bilhetes é convidativo, ao contrário do que se tem passado nas últimas épocas, não esqueco aquele jogo em que os Vitorianos viram-se obrigados a apoiar o seu clube do lado de fora do estádio, por causa da ambição desmesurada ou falta de neurónios do actual presidente do Paços, o senhor Fernando Sequeira. Mudam-se os tempos mudam se as vontades....
É certo que o Vitória não começou bem o campeonato, mas se tivermos em conta a exibição do Vitória contra os mesmo de sempre, podemos estar confiantes na conquista dos três pontos.
Uma nota para Pedro Henriques o árbitro nomeado para apitar este encontro. É a meu ver o melhor árbitro português pelo menos o mais correcto e sério, não digo isto por já ter beneficiado o Vitória ou nunca ter errado, digo-o porque é capaz de assinalar faltas, penaltis ou o que for contra os intocavéis do futebol português. Há e só mais uma coisa, este árbitro não é internacional por incrível que possa parecer. Porque será?
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Liedson na selecção nacional ou multinacional!

O que muitos portugueses temiam e, a imprensa já há muito anunciava como provável está confirmado.
Liedson faz parte da convocatória de Carlos Queiróz para os dois encontros que podem ditar ou não a presença da Selecção, que já não sei se é a Nacional, no Mundial que se vai realizar na África do Sul.
Confira aqui os convocados de Carlos Queiróz.
O homem que criou a geração de ouro não resistiu aos maus resultados, e viu-se na obrigação de ir contra as suas próprias convicções. Como em tudo na vida, permanece a velha máxima "o que hoje é verdade amanhã é mentira".
A decisão está tomada, agora resta esperar para ver se vai surtir efeito...
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Mais vale tarde que nunca
Quero apenas relevar esta parte,"A Direcção do Vitória Sport Clube lamenta o mal-estar dos associados e assume o compromisso de não voltar a vender lugares disponíveis em sectores onde haja lugares vendidos aos nossos associados".
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Risco calculado!!!
O presidente do Vitória de Guimarães disse hoje que a colocação de adeptos do Benfica em bancadas habitualmente preenchidas por adeptos vitorianos, domingo, no jogo da segunda jornada da Liga Sagres, "foi um risco calculado".
Em declarações à agência Lusa, Emílio Macedo da Silva não encontra razões para as críticas dos sócios e adeptos do Vitória de Guimarães que se insurgiram no final do encontro e na segunda-feira em frente ao complexo do clube com uma faixa em que se lia: "O Vitória somos nós".
A mensagem era uma alusão à colocação de adeptos benfiquistas nas bancadas Sul e Poente do Estádio D. Afonso Henriques, habitualmente reservadas a adeptos do Vitória de Guimarães, e, em algumas áreas dessas bancadas, a sócios com lugar anual.
Durante o jogo registaram-se algumas altercações verbais entre os adeptos dos dois clubes, sanadas pela polícia, que separou os adeptos através de um cordão policial.
Instado a considerar se essas modificações foram ou não um risco, o presidente vitoriano respondeu: "Foi um risco calculado. Havia um cordão policial a separar os adeptos do Benfica dos do Vitória".
O dirigente vimaranense não quis alongar-se em comentários, mas sempre foi dizendo que "um jogo de futebol não tem que ser uma batalha campal".
Macedo da Silva recusou ainda a ideia de estar a ponderar a demissão da presidência, veiculada hoje em alguma imprensa.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Condenável ou justificável?
Será que era necessário recorrer à venda de bilhetes para a topo sul para poder fazer um encaixe de mais alguns euros!
Ninguém ficou indiferente à presença de não vitorianos na bancada topo sul, ou será que ficaram?
Lamentáveis, foram os incidentes ocorridos e o mau ambiente que foi criado desde o início do jogo pela presença inesperada destes adeptos.
Que o benfica ganhasse da maneira que ganhou, que o árbitro fizesse a arbitragem que fez, que o Vitória mais uma vez deixa-se escapar uma oportunidade de ganhar, tudo mais ou menos normal, o que não é normal, e a meu ver, desnecessário é desonrar assim os adeptos Vitorianos.
Apetece me parafrasear uma adepta Vitoriana que por acaso escutei no caminho para casa " Será que para o ano, nós Vitorianos vamos ter de ficar em casa para poder lotar o estádio de benfiquistas?"
domingo, 23 de agosto de 2009
Vitoria 0 os mesmos de sempre 1

Foi pena aquelas oportunidades desperdiçadas por Targino, quando o Vitória já jogava a menos um após expulsão do capitão Flávio Meireles.
Há ainda muito para dizer sobre este jogo dentro e fora das bancadas....
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
150 Polícias+120 stewards!

A julgar pela notícia avançada aqui, vão estar presentes em Guimarães cerca de 270 agentes de segurança ao jogo do próximo domingo Vitória-Benfica. Ora este número será um record de segurança na cidade-berço.
Os incidentes que se têm registado nos últimos anos entre os adeptos dos dois clubes parecem estar na origem do aparato policial que vai envolver este jogo.
Nós Vitorianos, somos em muitos jogos principalmente fora de portas tratados como "animais".
Para ter esta experiência basta se deslocar ao Porto ou a Braga por exemplo, e adivinhem lá quem nos trata assim?
Estes senhores que vêm fazer este trabalho de segurança devem se lembrar que quem lhes está a pagar para fazer isso somos nós! A função deles é única e exclusivamente zelar pela nossa segurança, não é como muitas vezes já assisti descarregar o stress acumulado das suas vidas nas pessoas que pagam o seu bilhete para ir simplesmente assistir a um espectáculo de futebol.
Já para não falar nos recorrentes atrasos que os agentes policiais provocam propositadamente, única e simplesmente para dissuadir as pessoas de ir ver futebol. É esta a única razão que vejo para que os adeptos Vitorianos e não só, tenham que entrar num estádio com o jogo a decorrer.
O meu apelo vai em ambos os sentidos, em primeiro lugar para os adeptos de futebol que não dêem razões para que haja intervenção policial. Façam festa, sejam rivais mas não ultrapassem os limites da sanidade. Em segundo lugar para os agentes policiais, que são pessoas como nós que também gostam de futebol, não contribuam para a desertificação cada vez mais acentuada dos estádios portugueses, lembrem-se que são apenas intervenientes num jogo que se quer que seja um espectáculo desportivo.
A rivalidade e alguma raiva acumulada que nutro por alguns clubes e respectivos adeptos, não justificam quaisquer que sejam os actos de violência praticados contra pessoas que saem dos seus recantos familiares para dar colorido e dinheiro aos estádios e clubes de futebol do nosso país.
Há vida para além do futebol...
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Vitorianismo em Bilhetes!
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Um empate é um resultado negativo!

Pior que o empate a zero, foi a exibição do Vitória, ou melhor dos Vitórias.
Num jogo que teve inicio às 6 horas da tarde de uma Segunda-Feira! O Vitória Sport Club fez uma exibição pobre, demasiado pobre. Ainda assim, as escassas oportunidades de golo que existiram pertenceram ao Vitória de Guimarães.
Mesmo fazendo um esforço mental, não há muito a retirar de positivo da estreia do Vitória na Liga 2008/2009, a não ser claro os suspeitos do costume, ou seja, os adeptos do Vitória que mesmo numa tarde de calor intenso marcaram presença em número considerável, cerca de 1000.

Ainda é muito cedo para tirar ilações quer positivas ou negativas, mas não posso deixar em claro uma declaração que o Professor Nelo Vingada fez antes da partida de ontem. Considerar que um empate no bonfim não seria um mau resultado é falta de ambição. Por vezes com as incidências e contrariedades próprias de um jogo de futebol, nós Vitorianos somos obrigados a aceitar um empate como um mal menor. Estou convicto que antes de um jogo do Vitória mesmo com os três ditos grandes, a Vitória é o único resultado que não é negativo, um empate é sempre um mal menor...
Os jogadores recém chegados, e o próprio Professor Nelo Vingada ainda estão numa fase de adaptação e aprendizagem, mas o tempo em futebol como todos sabemos é escasso, por isso urge identificar e corrigir os erros cometidos no primeiro jogo oficial do Vitória, porque o campeonato não pára, e já se avizinha um confronto que não vou querer empatar ou perder...
sábado, 15 de agosto de 2009
Selim Benachour
A sua passagem na época 2005/2006 pelo Vitória foi fugaz, controversa e algo polémica. Não esqueço aquele gesto irreflectido de mandar calar os Vitorianos quando marcou um golo. A este respeito, posso dizer que acompanhado de alguns Vitorianos, ainda chegamos a pedir esclarecimentos ao jogador sobre esse gesto irreflectido..., mas creio que não será por esse gesto que Benachour será recordado pelos adeptos Vitorianos.
Este jogador após uma passagem pelo futebol russo ao serviço do Rubin Kazan, e pelo futebol Kuweitiano, (penso que é assim que se diz) onde representou o Al Qadsia nas últimas duas épocas, regressa agora ao futebol europeu para representar o Málaga da 1 divisão espanhola.
Relembre aqui, um belo golo apontado por este jogador tunisino que passeou classe pelos relvados portugueses.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Leandro Silva no Vitória

Está confirmado aquele que pode ser o último reforço do plantel vitoriano. É brasileiro tem 20 anos e actua como central.
Este jogador brasileiro já vestiu a camisola do escrete e é um "produto"das escolas de formação do Coritiba.
Sem clube há já alguns meses, após ter decidido não renovar pelo clube que o formou, este central brasileiro foi contratado pelo benfica e emprestado ao Vitória, ao que já se sabe, por uma época.
A apresentação está marcada para hoje pelas 12.00h no estádio D. Afonso Henriques.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Sera este o Símbolo do Vitória?

O maisfutebol devia ter mais cuidado com os símbolos que lá usa. Será este o símbolo do Vitória?
Tenho a certeza que não será difícil encontrar um símbolo do VSC mais aproximado da realidade.
Mas não é caso único, por exemplo a SIC ou o jornal a Bola, nos raros destaques que prestam ao nosso clube usam um símbolo semelhante a este acima demonstrado.
Isto já para não falar dos jornalistas que chamam ao nosso clube Guimarães, em vez de Vitória, revelando falta de rigor e profissionalismo. Aliás muitos deles sabem que nós Vitorianos, gostamos que chamem o nosso clube apenas e só por Vitória.
Enfim, é compreensível mas não aceitável que a maioria da imprensa nacional passe a imagem que só existem 3 clubes em Portugal, mas erros como estes são inadmissíveis e até provocatórios a todos nós Vitorianos.
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Saga golos!!!
Por certo que não foi por falta do contributo deste polaco, que isso aconteceu. Apontou golos de cabeça, pontapé de bicicleta, de fora de área, de esquerdo de direito, enfim e isto em apenas uma época, soube a pouco a passagem deste jogador pelo nosso clube.
Será que voltará a vestir a camisola do Vitória?
Relembre aqui um hat trick apontado por Saganoswki numa goleada por 4 0 em casa, frente ao Setúbal.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Será impossível?
O campeonato nacional está prestes a começar, e a pergunta que me apraz efectuar é, qual será o objectivo para esta época?
UEFA, diremos todos, como é lógico, mas será mesmo esse o nosso objectivo!
Na época transacta todos os Vitorianos, ou praticamente todos, acalentavam o sonho de participar na prova mais prestigiada a nível de clubes, a Champions League! aliás a este respeito não faltaram os cachecóis, as t´shirts, os bonés, enfim tudo serviu para associar o símbolo da champions ao do Vitória, mas o que começou por ser um sonho tornou-se, a meu ver, no pior momento da minha vida como Vitoriano.
A esperança de qualquer Vitoriano que se preze é ser campeão nacional ou pelo menos ganhar uma taça de Portugal. Então o que nos falta para poder verdadeiramente entrar nessa corrida?
O que será necessário então fazer para lutar nem que seja pelo menos uma época para ser campeão nacional?
Recuso-me terminantemente a aceitar que objectivo do Vitória é a qualificação para a UEFA, porque isso para mim não passa de um "rebuçado"...
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Vitória não convenceu
Num jogo sem grande história o Vitória saiu derrotado por 2 0 ante um Benfica motivado, que mais uma vez parte para a nova época como se já tivessem sido campeões.
Quero apenas salientar o facto de as equipas de arbitragem serem demasiado condescendentes nos jogos de preparação, como foi exemplo o jogo desta noite, com inúmeras faltas passíveis de serem castigadas disciplinarmente.
18720 espectadores é obra, mesmo tendo em conta que muitos deles eram oriundos das terras de basto...



sábado, 1 de agosto de 2009
Vitória vence.Mas será que convence?

Para quem como eu, não teve oportunidade de ir ver o Vitória ao D.Afonso Henriques, aqui fica o resumo do jogo que terminou com a vitória do Vitória por 2-0 contra os ingleses do Portsmouth.
Veja aqui o video da Gmrtv.